
Em 14 de março de 1914 os negros do Brasil ganhariam seu campeão, seu nome? Abdias do Nascimento nasceu na cidade de Franca (São Paulo) e veio a falecer em 24 de maio de 2011 no Rio de Janeiro, esse homem negro de corpo e alma, foi um político e ativista social na vanguarda do movimento negro.
Defendeu com unhas e dentes a cultura e a igualdade racial, e foi um exemplo para as populações afro-descendentes do Brasil, nome de grande importância para a reflexão e atividade sobre a questão do negro na sociedade brasileira. De origem humilde e coração nobre, lutou pela emancipação dos negros e pelo fim das injustiças e das desigualdades raciais
Participou do movimento integralista, foi poeta (participou de um grupo chamado Hermandad), em 1978 ajudou a fundar o MNU (Movimento Negro Unificado), foi ator (criou em 1944 o Teatro Experimental do Negro), foi escultor, foi professor da Universidade do Estado de Nova Iorque. Também foi casado quatro vezes, sua terceira esposa foi a grande atriz Léa Garcia, com quem teve dois filhos.
Em 1945 participou da criação do Partido Trabalhista Brasileiro, nos anos 50 organizou o Congresso do Negro Brasileiro e Foi exilado em 1968 após ser perseguido pela ditadura. Retornou ao Brasil em 1978 e fundou o PDT ao lado de Leonel Brizola, tornando-se mais tarde secretário do seu governo. Foi deputado federal de 1983 a 1987, e senador da República de 1997 a 1999, em 2006 em São Paulo oficializou o dia 20 de novembro como dia da consciência negra. Recebeu o título de DOUTOR HONORIS CAUSA* da UNB (universidade de Brasília).
Nenhum comentário:
Postar um comentário