segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quem foi Abdias do Nascimento



Em 14 de março de 1914 os negros do Brasil ganhariam seu campeão, seu nome? Abdias do Nascimento nasceu na cidade de Franca (São Paulo) e veio a falecer em 24 de maio de 2011 no Rio de Janeiro, esse homem negro de corpo e alma, foi um político e ativista social na vanguarda do movimento negro.

Defendeu com unhas e dentes a cultura e a igualdade racial, e foi um exemplo para as populações afro-descendentes do Brasil, nome de grande importância para a reflexão e atividade sobre a questão do negro na sociedade brasileira. De origem humilde e coração nobre, lutou pela emancipação dos negros e pelo fim das injustiças e das desigualdades raciais

Participou do movimento integralista, foi poeta (participou de um grupo chamado Hermandad), em 1978 ajudou a fundar o MNU (Movimento Negro Unificado), foi ator (criou em 1944 o Teatro Experimental do Negro), foi escultor, foi professor da Universidade do Estado de Nova Iorque. Também foi casado quatro vezes, sua terceira esposa foi a grande atriz Léa Garcia, com quem teve dois filhos.

Em 1945 participou da criação do Partido Trabalhista Brasileiro, nos anos 50 organizou o Congresso do Negro Brasileiro e Foi exilado em 1968 após ser perseguido pela ditadura. Retornou ao Brasil em 1978 e fundou o PDT ao lado de Leonel Brizola, tornando-se mais tarde secretário do seu governo. Foi deputado federal de 1983 a 1987, e senador da República de 1997 a 1999, em 2006 em São Paulo oficializou o dia 20 de novembro como dia da consciência negra. Recebeu o título de DOUTOR HONORIS CAUSA* da UNB (universidade de Brasília).

Nenhum comentário: